Eu e o Salmo 73

Há muitos anos, cursei uma disciplina do Curso de Treinamento de Líderes, do Seminário Bíblico Palavra da Vida,  com o Prof. Dr. Carlos Osvaldo, sobre Salmos. Que disciplina!! Uma análise aprofundada sobre o estilo literário do livro mais longo da Bíblia, e tantas aplicações e reflexões práticas para a vida cristã.

Como um dos requerimentos para conclusão e aprovação no curso, tínhamos a possibilidade de fazer uma paráfrase de um Salmo, e ele sugeriu o 73. Sendo assim, tive que reescrevê-lo, colocando-o em minhas próprias palavras, tentando manter a estrutura literária e, logicamente, a essência do sentido dele.

Foi um exercício difícil, mas incrível. Percebi que alguém já havia escrito algo muito cabível aos meus desafios, mas que eu não tinha prestado atenção ainda. Ao final do exercício, percebi mais uma vez o quanto a Bíblia é viva, atual e capaz de radiografar pensamentos e, ainda melhor, mostrar com assertividade e esperança a direção correta.

Resolvi compartilhar o resultado, mas seria muito legal que, antes de ler essa paráfrase, você lesse o Salmo 73 na Bíblia

 

SALMO 73 –  POR QUE TUDO DÁ CERTO COM ELES?

Eu sei que com certeza Deus é bom para com Israel, para os puros de coração.

Só que, hoje, eu quase tropecei. Por pouco não joguei tudo para o alto e fui “aproveitar a vida”, porque tive inveja dos que odeiam ou desprezam a Deus, quando vi que tudo o que eles fazem parece que sempre dá certo e é melhor.

Eles não passam por grandes crises ou sofrimentos, têm o corpo bonito, esbelto e saudável. Estão livres de responsabilidades morais, livres até de uma consciência que os impeçam de fazer o que lhes dá na telha; não são atingidos por doenças ou problemas.

Por isso, são orgulhosos e estão sempre de bem com a vida, se gabando das peripécias que aprontam por aí. Planejam e planejam como irão dar um jeito de fazer o que sabem que não é correto,  e vivem maquinando sobre como saciar todo e qualquer desejo.

Eles zombam do meu “jeito certinho”, me escondem as coisas por eu não ter experiências semelhantes para compartilhar, na sua arrogância ameaçam meu futuro dizendo que a vida vai passar e eu não vou ter curtido o que realmente vale a pena.

Dizem ser os donos do mundo,  declaram-se felizes e realizados. Por isso, o mundo olha para eles e quer aquela mesma vida.

Eles dizem, “ah, mas será que Deus está vendo?? Como Deus vai saber o que se faz no escuro??” , ou “agora, quero é curtir a minha vida, depois eu vejo, Deus perdoa!”

Assim são eles: sempre desencanados, e a vida prossegue sem sofrimentos e com muita adrenalina!

Sabe de uma coisa? Às vezes, fico indignada. Parece que perseguir um padrão de vida santa e um coração puro não tem valor nenhum! Afinal, o dia todo me deparo com histórias como estas, com pessoas assim. Por que tudo dá certo com eles?

Por outro lado, sei lá, o que eu posso fazer? Se eu tivesse dito, “chega, agora faço o que bem entender”, quantos crentes eu não teria desapontado, além de pecar contra o Senhor?

Quando tentei entender tudo isso, o porquê desses meus dois sentimentos, achei tudo muito difícil, até que Deus me deu a chance de, por um minuto apenas, entender o destino destas pessoas.

A mentira não dura para sempre, e o castelo que aqui constroem é de areia. Tudo que eles fazem é vaidade! Nada daquilo tem valor acima do sol; com um piscar de olhos, toda riqueza, vida mansa, imoralidade e popularidade, tudo se vai e nada mais resta.

É como um sonho, que se vai quando o despertador toca; quando Deus acordar, tudo isso que foi construído esse tempo todo acabará.

Quando o meu coração estava amargurado, e lá no fundo, bem no fundo, eu tinha inveja desse padrão de vida, agi como uma insensata e ignorante! Como é que eu pude preferir um padrão desse à vida plena que Deus me oferece através de Cristo? No mínimo, agi como uma mula, ou qualquer outro animal irracional.

Mesmo assim, Deus é impressionante, e Ele sempre está comigo. Nessa hora, Ele me fez lembrar que Ele tem um plano pra mim, que Ele me sustenta com a Sua mão direita. Ele me lembrou que está sempre aqui,  me direcionando e trilhando o caminho pra eu andar. E, se eu O seguir, tem coisa melhor do que ser recebida com honras por Ele nos céus?

Nos céus! A quem mais tenho eu cuidando de mim senão a Deus, Criador de tudo, que reina sobre todas as coisas? Sem comentários! Depois dessa, na terra eu não quero mais nada, só estar junto do meu Mestre.

Ainda não sou perfeita, e sei que vez ou outra meu coração pode ainda fraquejar e querer o mal, mas DEUS é a minha força. É ELE quem eu quero que mande no meu coração. Ele é a minha herança para sempre. E isso significa que,  quando todas as peripécias das pessoas que eu antes invejava terminarem, eu ainda tenho a DEUS, para sempre, nos céus!

Os que desprezam a Deus sem dúvida se darão mal, mas nem por isso eu vou ficar esperando para ver o resultado. Que Deus tenha misericórdia deles, e que eles reconheçam seus maus caminhos e voltem-se para uma vida santa e justa!

Mas, para mim, agora… bom é estar perto de Deus. Fiz dEle o meu esconderijo, para onde corro em tempos de angústia e aflição; cantarei Teu amor para sempre, que me ama e quer sempre o melhor pra mim!

 

Essa é a essência da mensagem do Salmo 73. Como foi bom para mim enxergá-lo sob essa perspectiva! Voltei meus olhos para o foco correto,  e posso voltar para ele toda vez que for tentada a fazer perguntas equivocadas. A Bíblia é atual!

 

2 comentários em “Eu e o Salmo 73

  1. hehehe…. a gente já conversou muuuuito sobre esse Salmo, lembra???
    Como é bom revê-lo em outra época, em outra fase e sob a perspectiva correta…

    Ele é Fantástico!!!!
    Grande beijo, querida!!!
    E obrigada….

  2. Que exercício interessante!!!!
    E como a Palavra é atual, nunca está desgastada e antiga! SEMPRE fala aos nossos corações!!!
    Que o Senhor nos dê graça e sabedoria para não invejarmos o ímpio e sim desejarmos uma vida santa, para glória de Deus!!!!!
    Naná, que Deus continue te usando!!!!
    Ah…as meninas do meu grupo têm lido o blog e elogiado bastante!!!!!
    beijoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s