Por que você não ora? Parte 03

Hoje vou falar da última parte daqueles motivos pelos quais nós não oramos. Se você perdeu os dois primeiros posts, clique aqui para acessar o primeiro e aqui para o segundo!

Sem mais delongas, vamos aos três últimos motivos!

  • Falta de fé. Cantamos e dizemos que temos fé, mas quando chega na hora de orar… não acreditamos que a oração faça mesmo alguma diferença. Não temos fé que nossa oração possa realmente modificar o desfecho das coisas… e por isso, não oramos. Esquecemos que a Palavra de Deus nos diz que, se pedirmos de acordo com a vontade de Deus,

” … tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.”  (Mateus 21:22)

  • Orgulho. A oração é uma prática e um exercício interessante. Para orarmos, devemos partir do pressuposto que dependemos de Deus. Orar é humilhar-se diante de Deus e dizer a Ele o quanto precisamos e carecemos do cuidado, da direção dEle em nosso dia a dia. Quando deixamos de orar, estamos fazendo o oposto! Estamos dizendo que não precisamos de nada, que não temos problema, ou que não precisamos dEle para nada. Ou ainda, podemos dizer que temos problemas sim… mas que não é Ele quem pode nos ajudar a resolver. Por isso eu não peço, não oro! Minha falta de oração diz o seguinte: “Não preciso de você, posso tomar conta das minhas coisas sozinha, obrigada! Se eu precisar eu chamo”. Mas Deus nos diz:

” Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” ( 2 Crônicas 7:14).

É fato: oração e orgulho não conseguem habitar o mesmo coração ao mesmo tempo.

“O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmo 34:18).

  • Inexperiência. Eu não oro porque não sei orar… e aí, como eu não sei orar, eu não oro! É um círculo vicioso. Enquanto eu não me exercitar na oração, não saberei como orar. Como qualquer habilidade, precisamos aprender a orar. Se não tivéssemos que aprender, Jesus não teria ensinado em Mateus 6! E um dos discípulos não teria pedido:

“Senhor, ensina-nos a orar…” (Lucas 11:1a)

Portanto, para vencer a inexperiência, comece a orar. Do mesmo jeito que você aprendeu a escrever através da repetição infindável das letras na sua lousinha particular na escola primária (que hoje se chama ensino fundamental, inclusive), a oração se tornará mais fácil à medida que você orar, orar, orar e orar. Ore para aprender a orar!

Enfim… neste três posts quis apresentar para você nove motivos que podem explicar os motivos pelos quais você não ora o quanto gostaria, deveria ou precisaria. Tudo isso tem falado demais ao meu coração ultimamente, e tenho tentado e me esforçado a fazer da oração um hábito e uma prática constante na minha vida, pois reconheço o lugar essencial que ela ocupa em meu relacionamento com Deus. Oro para que Ele me ajude diariamente a aprender a orar, a saber orar conforma e Sua vontade, e a minha oração por você hoje também é esta: que Ele ensine você a orar, e a se lembrar constantemente do quanto dependemos dEle para tudo… acho que, se tão somente reconhecermos o quanto isso é verdade, a oração já terá um lugar de destaque em nosa vida!

PS: Os posts desta série foram baseados no livro de Elizabeth George, “A woman’s call to prayer“, Harvest House Publishers, 2004.

Um comentário em “Por que você não ora? Parte 03

  1. Esta ferramenta da oração, que Deus nos deu é um mistério ! Pois Ele em Sua soberania tem tudo sob o Seu controle e Sua vontade que é boa e perfeita não muda.
    Porém Ele mesmo nos manda que tornemos conhecido diante dEle as nossas petições, pela oração e pela súplica , com ações de graças. (Filp.4:6 ).
    É maravilho pensar na maneira que Ele providenciou abrindo o caminho para um relacionamento de Pai e filho , por meio de Seu Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo .
    Obrigada Naná por nos fazer pensar nestas verdades.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s