Calendário do Advento: você já fez o seu?

O mês de dezembro está quase aí, e é claro que vocês já viram que as ruas, shoppings, escolas e supermercados já estão devidamente decorados. Com isso, estou entrando no clima também! Rsrs, e pretendo fazer posts com teor natalino daqui pra frente.

Para começar, como ainda dá tempo, quero sugerir algo muito legal que começamos a fazer ano passado e a Ester gostou tanto que vamos repetir esse ano e espero que em muitos outros: o calendário do advento.

Você já deve ter ouvido falar dele, se bobear até já viu algum. Advento significa vinda, chegada, início.

“Diz a lenda” (e a Wikipédia) que  “O Calendário do Advento vem dos luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX faziam a contagem regressiva para o dia do Advento. Freqüentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. Algumas famílias tinha meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela a cada dia”.

O calendário começa no dia 1° de dezembro e vai até a véspera do Natal, no dia 24. Você arruma 24 compartimentos, coloca o número em cada um, e a cada dia abre um deles. Um versículo sobre a história do natal, uma tarefa, um doce, uma brincadeira…. a ideia é intercalar as atividades para dar mais graça, mas a cada dia deve ter uma surpresa para comemorar um dia a menos que falta para essa data tão especial para nós!

Atualmente, há diversas formas de montá-lo: caixa, gavetinha, saquinho… Ano passado eu decidi tão de última hora que aproveitei caixas pequenas que eu tinha em casa, colei um número na tampa e montei uma árvore de natal com as caixas. Deixei no quarto da Ester e a cada dia ela abria uma caixinha. Ficou bem feinha heheh, mas ela gostou muito! Esse ano minha mãe vai fazer um para mim, em caráter mais definitivo, depois coloco foto!! E aí só vou trocando as atividades de um ano para outro.

Mas enfim, se você vai fazer com saquinhos, caixas ou gavetinhas, não importa, o legal mesmo é aproveitar para se divertir com a família e aproveitar para ensinar sobre o verdadeiro significado do Natal de um jeito bem gostoso!

Selecionei três imagens da internet de calendários do advento bonitinhos, vejam só:

E aí, gostaram? Se você for no Pinterest, vai encontrar milhões de modelos lindíssimos!!!

Mais pra frente vou fazer um post sobre o “recheio” dele!!

Beijos a todas!

2 comentários em “Calendário do Advento: você já fez o seu?

  1. Oi Naná!
    Esse ano resolvi fazer um calendário do advento em casa. Meu filho está com 3 anos e achei que esse ano dará mais ibope!
    Peguei suas ideias e montei um calendário usando pensando nos dias da semana, e as tarefas.
    Ficou muito legal! Domingo veremos o resultado com o pequeno!
    Que Deus te abençoe muito!

    Beijos,

    Mel

    1. Oi Mel!!!! Que demais!!!! Nivele as expectativas para a idade dele e persista para criar o hábito, ou melhor, a tradição para a família!!! Vai ser uma delicia! Beijos 💕💕💕

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s