A rainha de Sabá

Hoje cedo,  li um trecho da Bíblia que me chamou a atenção, pois nunca tinha olhado para ele dessa forma. Isso é sempre fantástico, não é? Não importa quantas vezes lemos a Palavra, sempre aprendemos alguma coisa nova com ela.

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis.” (1 Reis 10:1)

Fui parar nessa passagem a partir do livro devocional que estou fazendo esse ano:  “Mulheres que amaram a Deus – 365 dias com as mulheres da Bíblia” (Elizabeth George, 2001 – United Press). A autora trouxe uma reflexão interessante, e compartilho um pedaço com vocês:

No século 6 aC, não existia uma rede de divulgação de notícias sobre Salomão, rei de Israel. As informações eram passadas bem devagar, conforme o passo das pessoas ou o andar dos camelos e jumentos. Lentamente, as notícias sobre esse rei sábio que servia a um Deus poderoso chegaram até Sabá, localizada a quase dois mil quilômetros ao sul de Jerusalém. Sentada em seu palácio, a rainha de Sabá deve ter refletido cuidadosamente sobre as várias informações recebidas. Certamente, ninguém poderia ser tão sábio e nenhum deus tão extraordinário assim…. mas, e se fosse verdade? As informações poderiam ser verdadeiras! Ela precisava ver com os próprios olhos.

A viagem a Jerusalém foi longa e dispendiosa. Os estudiosos calculam que a comitiva, composta de soldados, presentes, animais, suprimentos e servos viajou mais de 30km por dia durante 75 dias. Mas nada disso importava! Nenhum esforço era grande demais e nenhum preço alto demais em se tratando de assunto referente a sabedoria! E assim, aquela rainha partiu para Israel.

Quanto maior o esforço, mais doce será o sabor do prêmio. Quanto mais alto o preço, mais valioso  seu tesouro. Assim é com a sabedoria! Reflita sobre o esforço que você empreende para adquirir sabedoria. Você passa cinco minutos do seu dia lendo um capítulo de Provérbios, o livro da sabedoria da Bíblia? Esforça-se para participar de aulas, palestras ou seminários dirigidos por pessoas sábias e piedosas? Reserva um tempo em sua agenda para pedir conselhos a uma pessoa sábia? Gosta de passar um final de semana participando de alguma conferência que a ajude a tornar-se sábia nos caminhos de Deus?

Vivemos em uma sociedade comodista, de recompensas instantâneas. Queremos obter os resultados sem esforço, e queremos já! No entanto, vemos no exemplo da Rainha de Sabá uma disposição para sacrificar-se e empenhar-se, realizando o possível na tentativa de encontrar respostas para as questões da vida. Siga hoje o exemplo dessa mulher e tente obter uma preciosa pérola de sabedoria… e amanhã adicione outra… e depois mais outra! A sabedoria, essa sim, é o verdadeiro ornamento da alma!

Puxa,  como tudo isso é verdade. Já comentei algo mais ou menos assim em outro post, o “Emagrecer ou ser emagrecida?”: nós queremos o resultado sem passar pelo processo. Queremos um corpo saudável comendo de tudo e sem se exercitar. Queremos uma casa arrumada sem colocar a mão na massa (ou sem pagar pelo serviço). Queremos filhos obedientes sem termos o trabalho diário e exaustivo de colocá-los na linha e ensiná-los o certo muitas e muitas vezes ao dia. Mas já sabemos que não funciona. Sem trabalho árduo (e sem a graça de Cristo!), não há recompensa.

E assim é também com a sabedoria. Se você deseja ser sábia, deve buscar a sabedoria. E isso envolve ação, decisão, investimento de tempo. Envolve desligar a televisão, fechar as redes sociais um pouquinho (ou um belo tanto rsrs), e tudo isso diariamente… e se concentrar naquilo que é eterno, que vai te levar para o seu objetivo.

Que Deus nos ajude a buscar a sabedoria e ter a disciplina e coerência necessárias para escolher as atitudes que vão nos levar para isso!

Beijos,

Naná

 

Um comentário em “A rainha de Sabá

  1. Amada, vc não imagina como vc me ajudou com essas palavras. Uma vida abençoada a todos nós, Bjssss Lisa

    Enviado do meu iPhone

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s