Eu indico: cinco livros cristãos para crianças

Já faz tempo que eu queria fazer um post assim: hoje, gostaria de indicar meus cinco livros (cristãos) preferidos para CRIANÇAS!

Para facilitar a sua vida, se você clicar no título de cada livro, será direcionada a uma página para compra ou para saber mais informações. Não ganho nada com isso, meu propósito é só facilitar  e edificar mesmo! Hehe

Vamos à lista:

1. A maior de todas as histórias: como o esmagador da serpente nos leva de volta ao jardim – Kevin De Young; Editora Geográfica, 2016

AMTHDe longe, este é o meu favorito dos cinco, embora eu realmente goste muito de todos estes dessa lista. Além das ilustrações serem LINDAS, o Kevin De Young, autor e pastor reformado fantástico cujos livros são de uma profundidade e precisão bíblicas incríveis, conseguiu amarrar toda a narrativa bíblica de forma a apontar para a necessidade de Cristo e Sua obra na cruz de uma maneira linda, envolvente, e de fácil compreensão para crianças, mesmo pequenas! Atualmente, é nosso livro da “hora de dormir” com as crianças, o Luiz já leu acho que umas 3 vezes com eles e eles sempre querem de novo!

 

2. Livro de histórias bíblicas sobre Jesus: todas as histórias sussurram seu nome – Sally Lloyd-Jones; CPAD, 2008

HSJEsse é um livro interessante, tem várias histórias bíblicas daquelas que estamos acostumadas a ouvir e contar, mas com um diferencial muito muito especial: como o próprio subtítulo diz, todas as histórias apontam para Jesus no final. O objetivo da autora, quando escreveu esse livro, foi mostrar o quanto toda a história da Bíblia é, na verdade, um enredo que tem uma História única como fio condutor: a história do amor de Deus por nós e de como Jesus veio para cumprir com o propósito divino de nos resgatar. Então, tem lá a história da torre de Babel, de Noé, de Caim e Abel, de Jacó, Davi e Golias, Jonas, etc etc…. mas ao final de todas elas, a autora faz uma alusão a Cristo, e como todas as  histórias da Bíblia são, na verdade, sobre Ele! As ilustrações são lindíssimas também. A única coisa é que, diferente do anterior, eu indicaria esse livro para crianças a partir dos 6 ou 7 anos, porque as alusões que ela faz realmente são profundas, às vezes mais abstratas do que as crianças menores possam acompanhar.

 

3. Samuca e seu Pastor: percebendo Jesus no Salmo 23 – Susan Hunt; Editora Fiel, 2013

SSPNeste livro, o objetivo da autora é mostrar o relacionamento de uma ovelha com seu bom pastor. Com isso, ela vai caminhando pelo rico Salmo 23, e fazendo analogias muito simples e interessantes. A linguagem dela é tranquila, de fácil compreensão. Lembro que a Ester gostou muito quando li para ela! Ao final do livro, tem uma seção de perguntas para estudo, que acredito que possa ser feito com crianças maiores para maior entendimento de cada capítulo.

 

 

4. A Luz do mundo – RC Sproul; Editora Fiel, 2017

LDMBom… para quem não conhece, o RC Sproul é um dos graaaandes nomes da teologia bíblica e sólida de hoje, um grande autor, expositor e estudioso da Bíblia. Quando ele se tornou avô, resolveu que, além de escrever os muitos e muitos livros para adultos que ele faz, iria também produzir literatura cristã para os seus netos, na forma de contos. Até agora, já são 3 os publicados em português, e dois deles – esse e o próximo- estão nessa minha lista. O outro, chamado “O jumentinho e o rei”, está aqui em casa, mas eu ainda não li; pelo título sugestivo, estou aguardando o Advento para ler com as crianças. (mas, com certeza deve ser bom, e como eu não me aguento, rs, estou divulgando esse sexto livro! hehe… e quer ouvir uma boa? No site da Editora Fiel eles tem uma promoção que, comprando o “Box RC Sproul para crianças: ensinando teologia aos pequeninos”, você adquire os três livros – A Luz do mundo, O príncipe e a taça de veneno, e O jumentinho e o rei- por um preço especial, e ainda vem com um livro para colorir, com desenhos das histórias! Uma fofura. Confere lá! Foi esse bem bolado que eu comprei!)

Em A luz do mundo, Sproul começa contando sobre um menino que tinha medo do escuro, e foi perguntar para o seu avô por que isso acontecia. Então o avô conta uma história de um reino que vivia na escuridão, para dizer ao menino que nós temos medo do escuro porque fomos criados para viver na Luz! Uma linda e sensível analogia. Coisas de Sproul!

5. O príncipe e a taça de veneno – RC Sproul; Editora Fiel, 2015

TVEsse foi o primeiro livro infantil dele traduzido para o português, e a história segue a mesma linha do anterior: uma menina tem que tomar um remédio ruim, e vai perguntar ao seu avô por que ela precisa tomar uma coisa ruim para ficar boa. Então… o avô conta para ela uma história sobre duas pessoas diferentes: uma que tomou uma taça de algo que parecia muito bom, mas que na verdade era muito ruim (Adão… pecado), e outra, um príncipe, que tomou uma taça de veneno para que algo muito bom acontecesse (hm… pegou, pegou? Jesus… e a nossa salvação!). De novo, linda e sensível analogia. Afinal… coisas de Sproul!

Espero que tenham gostado da lista. E você, tem alguma dica de boa literatura cristã para a criançada? Compartilhe aqui!

Beijos a todas,

Naná

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s