Uma cartinha para a Ester em sua primeira formatura

Oi, filha! Que dia mais especial! Há não muito tempo, eu estava publicando aqui no blog uma cartinha para você enquanto ainda estava na minha barriga, e agora, olha só… estamos nos preparando para um grande evento: a sua formatura da educação infantil. Primeira formatura! Achei que a ocasião merecia uma cartinha.

Antes de mais nada, devo dizer que estou me divertindo muito com isso, porque eu não tive uma formatura da então chamada “pré escola”, e não entendo COMO eu não tive isso! Realmente, é um marco que não pode deixar de ser comemorado!

Desde que entrou na escola, seu desenvolvimento e aprendizagem tem sido incríveis. Foi muito gostoso acompanhar cada progresso seu bem de pertinho: sua linguagem deu um salto qualitativo (e quantitativo rsrs) imenso, seus desenhos foram se transformando de forma rápida e intensa, sua pressa em terminar logo as atividades para fazer outra coisa foram, aos poucos, dando lugar a um capricho que dá gosto de ver! Seus desenhos são lindos e muito bem pintadinhos, sempre! Sua escrita também: dá para imaginar que eu já tenho uma filha que escreve o próprio nome, e também de todos os coleguinhas, e tantas outras coisas? Parem o tempo!

Isso sem contar as habilidades motoras: aquela menina, que era tímida no parquinho, agora faz as mais arrojadas macaquices, com muita desenvoltura, e também não tem mais nenhum problema em socializar, conversar com crianças diferentes… suas apresentações de balé ao final de todo ano letivo também mostraram o quanto você se desenvolveu nessa parte.

Ah, filhota, são tantas coisas, tantas conquistas! Outro dia comentei com o seu pai enquanto você brincava distraída na nossa frente: olha para ela… cadê a bebê?? Sumiu completamente! Tenho uma linda menina em casa, um doce equilíbrio entre a sapequice e a delicadeza, uma garotinha esperta, com  uma memória incrível e muito, muito observadora. Como não celebrar tudo isso?

Mas, tem mais! Outra habilidade também já está praticamente sedimentada e, para mim, talvez seja a principal: a leitura. Teté… seu gosto por livros e seu interesse por ler chegam a me emocionar. Toda vez que você pega um livro novo, seja em casa ou na livraria, abre o livro, chega perto, dá aquela cheirada e fala “hmmm… cheiro de livro”… eu quero chorar! Hehehe… que coisa fofa. Vejo um tiquinho de mim em você, e vai ver é isso que me emociona.  Também amo livros, amo ler, e espero mesmo que juntas possamos cultivar essa habilidade.

Sabe, filha, diferente de ser boa em algum esporte, no balé, falar muito bem em público ou tocar algum instrumento, ler é uma habilidade e um privilégio que muitas pessoas não valorizam. “É coisa de nerd”, dizem. Mas eu quero te dizer que acredito que a leitura dá para nós coisas que ninguém pode roubar: conhecimento, criatividade, imaginação, intuição, humildade e tantas outras coisas!

Então, filha, leia!!! Torne-se ágil nisso, rápida, curiosa. Leia mesmo, leia tudo, leia sempre. Não para ser melhor do que os outros, não!!! Nada disso. Leia para crescer, para alimentar a sua cabeça, dar asas à sua criatividade, à sua imaginação! Ler ajuda a entender melhor o mundo, ajuda até a escrever melhor! Leia.

Mas, mais do que tudo: leia a Bíblia. Leia a Palavra de Deus. Como presente da sua primeira formatura,  celebrando a sua entrada na alfabetização, algo tão corriqueiro para alguns, mas que acredite, é um PRIVILÉGIO negado a uma parcela incrível da nossa população,  eu não pude pensar em outra coisa para te dar que não fosse o Livro mais importante e precioso que existe.

Filha, nessa sua formatura, você está ganhando a sua primeira Bíblia. Leia a sua Bíblia! Claro, você já tem outras, de criança, com historinhas ilustradas, adaptadas para crianças pequenas. Mas agora, que você já sabe ler, e vai se aprimorar nisso nos próximos anos, você precisa começar essa jornada de leitura lendo a Bíblia… como ela é. Não é coisa de adulto, como alguns poderiam dizer. A Bíblia é a Palavra de Deus para nós… todos nós, que desejamos conhecer quem Ele é, e o plano maravilhoso que Ele traçou por amor a você, a mim e a todos os que Ele chama de filhos! E é nessa Bíblia que lemos que Jesus nos ensina a sermos como… crianças! Faria sentido a Bíblia ser coisa de adulto???

Então, que ninguém te convença de algo que a Bíblia não diz: a Bíblia é para todos nós, adultos e crianças! Portanto, o meu real desejo é que você faça um bom uso dela para se aperfeiçoar na leitura e que, à medida que isso acontece, ela também te aperfeiçoe! É nela que você vai ler o que já temos te contado, sobre a existência de um Deus que nos ama muito, sobre Jesus, sobre como Ele veio até nós, e sobre como Ele ensinou como devemos viver: em amor, paciência, mansidão, valorizando o que realmente importa… enfim, como ela própria diz, a Bíblia é o nosso manual para a vida!

Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e Luz para o meu caminho. Salmo 119:105

Viu? Que você busque nela orientações e direção para a sua vida, lendo e buscando entendê-la cada vez mais.

Parabéns pela sua formatura, minha Teté! Que você brilhe na nova escola como tem feito até aqui, se destacando por ser uma menina alegre, esperta, inteligente e obediente. Que Deus te guarde e te proteja, dando a você amizades que vão caminhar com você tornando a sua infância uma época alegre, sadia e repleta de boas memórias. Dou graças a Deus por ter direcionado a nossa escolha para uma escolinha tão especial durante esses anos. Certamente essa escola, seus funcionários e amiguinhos, morarão nas nossas melhores recordações da sua infância. Que a próxima seja assim também!

Eu já te falei mil vezes, mas não custa repetir: eu JAMAIS saberia pedir a Deus que me desse uma filha como você. Eu não sou tão criativa! Deus caprichou além da conta, trouxe qualidades e fragilidades que se juntam numa pecinha única a quem eu amo demais. Fique firme, leia muito a sua Bíblia, seja curiosa, tenha dúvidas e esclareça cada uma delas comigo e com o papai, estaremos sempre juntos…. e espere só para ver o quanto Deus pode usar você para glória dEle de agora em diante!

Te amo demais, minha formanda! Celebre até não poder mais, a festa é toda sua, mas pode ter certeza, ela é muito minha também… estou me formando com você, e meu coração hoje está explodindo de gratidão a Deus pela misericórdia diária dEle na minha vida como sua mãe!

Um beijo com todo o meu amor,

Mamãe

2 comentários em “Uma cartinha para a Ester em sua primeira formatura

  1. ops…era pra encaminhar pra uma amiga hahaha parabéns Naná.Amo seus posts!!

    De: Cássia Granconato Para: Blog Coisa Nossa Enviadas: Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 12:06 Assunto: Re: [Novo post] Uma cartinha para a Ester… em sua primeira formatura uou…pra vc dar uma choradinha comigo hahahaeh a irma do sacha que escreve esse blog. adoro ela rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s