A Boa Notícia

“Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um Filho, e será o seu nome Emanuel”. (Isaías 7:14)

“Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa Deus conosco”. (Mateus 1:23)

Uma das coisas mais incríveis da Bíblia é verificar as promessas do Antigo Testamento sendo cumpridas no Novo Testamento. Nessas duas passagens, vemos um exemplo claro disso!

Na primeira, Isaías promete ao povo aflito um Libertador, aquele que viria para salvar, para redimir e libertar. Entretanto, em sua profecia, Isaías pode ter parecido muito “ousado”: a virgem conceberá? Como isso seria possível?

Sim, seria possível. Para Deus, nada é impossível! E o povo já tinha exemplos atrás de exemplos disso. Vamos lembrar de Abraão e Sara. Deus havia prometido a Abraão uma descendência imensa, mas Sara era estéril, e durante muitos anos após a declaração dessa promessa, os dois não tinham nenhum filho ainda. Sara tentou resolver do jeito dela, deu uma serva dela para Abraão e fez com que eles tivessem um filho, foi uma confusão com consequências que perduram até hoje (assim como sempre é quando tentamos resolver do nosso jeito).

Os dois já eram muito idosos quando os anjos anunciaram que ela ficaria grávida. Sabe o que Sara fez? Ela riu! Ela não acreditou que aquilo pudesse ser possível… mas foi.

Deus cumpre as Suas promessas. Isaque nasceu, e Deus fez de Abraão o pai de muitas nações, mesmo tendo tido um filho só. Aliás, 42 gerações após Abraão, veio Jesus Cristo (se você gosta de ler genealogias, Mateus 1:1-17 mostra isso detalhadamente para você!).

A Bíblia é um livro maravilhoso cheio de promessas como essa, que foram se cumprindo ao longo dos anos. Geração após geração, o povo ansiava por um Libertador como Isaías prometera. Será que Deus havia se esquecido? Será que ele havia mudado de planos?

Até que um dia, em uma pacata cidade, em um insosso vilarejo, em que nada muito empolgante acontecia, uma adolescente doce, mansa e virgem, encontrou-se grávida, para o assombro e surpresa de todos. Ele fez de novo: sua promessa se cumpriu. Maria estava grávida, grávida do Filho de Deus!

Imagine o tamanho do susto de Maria quando recebeu essa notícia! Serei EU a mãe do Filho de Deus? Sabe o que Maria fez? Adorou ao Senhor, entoando um lindo cântico. Ela não duvidou que Ele era o Deus do impossível. Deus cumpre as Suas promessas. Que boa notícia. Que notícia maravilhosa! Após tantos e tantos anos de espera, o Redentor haveria de vir ao mundo. Emanuel, Deus conosco. Deus habitando entre nós!!

Talvez você esteja entrando nessa época de festas e celebrações com o coração ansiando por alguma coisa. Pode ser que seja um emprego, a cura de uma doença, a melhora do comportamento do seu filho, a venda ou compra de um imóvel, a reconciliação com alguém, alguma resposta que parece que não vem de jeito nenhum. Não sei se você está à espera de algo por semanas, meses, ou até mesmo muito anos. Mas sei que a espera nunca é uma situação confortável.

Quando ansiamos por algo, nosso coração pode ficar inquieto, aflito, incapaz de descansar. Nós até dizemos que confiamos em Deus, mas logo nos questionamos se Ele não esqueceu de nós, se nós não podemos tentar de alguma forma dar uma forcinha no trabalho dELe, e nos colocamos numa posição de desconfiança, incredulidade, angústia e preocupação.

À medida que preparamos nossos corações para o Natal, quero desafiá-las (e desafiar-me rs) a lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). Ele está presente. Ele não perdeu o controle. Ele tem um plano. Ele sempre teve! E o plano de Deus é perfeito. Deus cumpre as Suas promessas, e Ele promete cuidar de nós.

Deus prometeu um Salvador, e Ele veio ao mundo. Deus conosco! Que notícia maravilhosa! O tempo dEle é perfeito. Os meios dele também são. Que possamos descansar na verdade da presença e cuidado de Deus em nossa vida!

 

obs: essa é parte de uma série de  devocionais com o tema do Advento, que escrevi para o MOPS Brasil. O MOPS (Mothers of Preschoolers), ministério internacional voltado para mães de crianças pequenas, está lançando em seu blog e redes sociais pequenos devocionais como esse durante os 24 dias que antecedem a chegada do Natal. Várias colaboradoras trarão textos diferentes, que serão publicados de segunda a sexta. Passa no blog do MOPS para conferir todas elas, e inspire-se com verdades bíblicas e aplicações práticas que o nascimento de Jesus tem na nossa vida! Aproveite e conheça mais sobre o MOPS também, caso você não conheça. Vale a pena conviver com outras mães e aliviar a carga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s