Corram para vê-lo!

“Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:8-11)

“Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino” (Lucas 2:16-17)

Em uma noite tranquila, aparentemente como outra qualquer, os pastores estavam fazendo aquilo que lhes era cabido, enquanto todo o resto da cidade dormia. A Bíblia não fala muito sobre isso, mas sabe-se que ser um pastor de ovelhas não era uma profissão nobre na época. Na verdade, normalmente os pastores eram jovens, de baixa condição social e pouco estudados. Talvez pouquíssimos deles estivessem ali porque de fato escolheram cuidar de ovelhas.

Ainda assim, Deus escolheu esses homens, esses simples pastores de ovelhas, para serem os primeiros a receberem a notícia do nascimento de Jesus: “Estou lhes trazendo novas de grande alegria, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11, grifo meu)

pastores

Os anjos anunciaram aos pastores em primeiro lugar! Imaginem o tamanho do susto. Também fico pensando qual deve ter sido a cara dos pastores… a Bíblia fala em espanto e até terror, a ponto de que, antes de qualquer coisa, o anjo precisou dizer: Não tenham medo!

Segundo o Pr. Ray Pritchard, existe uma grande lição para tirarmos do fato de Deus ter escolhido os pastores para serem os primeiros a receberem a notícia: “Nosso Senhor nasceu para as ´pessoas invisíveis´ e, com frequência, são elas as que O recebem com a maior alegria. As pessoas ricas e importantes parecem não ter tempo para Jesus, mas os pobres O recebem como convidado de honra.” 1

E não é que é? Enquanto os ricos dormiam tranquilamente, os pastores estavam em mais uma de suas repetitivas noites de trabalho, em que provavelmente nada muito fora do comum acontecia, e eis que de repente eles testemunharam a aparição de um anjo, depois uma legião deles cantando e adorando a Deus pelo nascimento de Jesus!

E aí, quando vejo a reação dos pastores, tenho que concordar com o Pr. Pritchard: “Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino (vv.16-17, grifo meu).

A reação dos pastores à notícia do nascimento de Jesus pode ser assim resumida: correram para lá, e contaram a todos.

Aqueles simples pastores, tão comumente esquecidos pela sociedade de sua época, reconheceram algo extraordinário, e a reação não poderia ser diferente: empolgação para ver de perto, e uma vontade incontida de repartir a boa notícia com todos.

Essa é a nossa reação? Como nós respondemos à realidade do nascimento de Emanuel, Deus conosco? Como reagimos ao encontrá-lo? Reconhecemos o tamanho da grandiosidade e importância do nascimento de Jesus, corremos para Ele, e contamos sobre Ele para todo mundo? Ou passamos batido, deixamos que outras coisas tomem o lugar do nascimento de Jesus nessa época do ano, e concentramos nosso foco em preparar ceias maravilhosas de natal e em embrulhar presentes?

Com os pastores, eu aprendi que é impossível estar diante dessa notícia e não se maravilhar. Jesus nasceu. Emanuel, Deus conosco. Essa é uma notícia maravilhosa! Que nossa reação seja como a dos pastores: Correr para Ele, e contar para todos!

Referência:

  1. Pritchard, R. Faces around the manger: daily advent devotional (English edition). Chicago: Keep Believing Ministries, 2016.

 

Obs: assim como os posts anteriores, esse texto é parte de uma série de  devocionais com o tema do Advento, que escrevi, em conjunto com outras colaboradoras, para o MOPS Brasil. O MOPS (Mothers of Preschoolers), ministério internacional voltado para mães de crianças pequenas, está lançando em seu blog e redes sociais pequenos devocionais como esse durante os 24 dias que antecedem a chegada do Natal. Os textos tem sido publicados de segunda a sexta. Passa no blog do MOPS para conferir todos eles, e inspire-se com verdades bíblicas e aplicações práticas que o nascimento de Jesus tem na nossa vida! Aproveite e conheça mais sobre o MOPS também, caso você não conheça. Vale a pena conviver com outras mães e aliviar a carga!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s