Lista de leitura 2019

Para o próximo ano, eu me comprometi a ler a Bíblia toda em um ano e aderi a um plano de leitura. Nunca fiz isso, será a primeira vez! Já li a Bíblia toda, no seminário. Mas, confesso que, depois disso, sempre fugi desses desafios, por não me adaptar ao modelo dos planos. Agora encontrei um plano de leitura anual que trabalha um livro por vez, e achei que faz bem mais sentido. Comecei há alguns dias, porque decidi não esperar o dia 01 de janeiro… hehe… se você quiser conferir, o plano que estou seguindo é da You Version, e se chama “Plano de leitura bíblica de um livro por vez”.

Quanto aos demais livros, decidi fazer assim como no ano passado, e escolher intencionalmente títulos de diferentes categorias. Achei que funcionou muito bem para mim, embora no meio do caminho eu tenha mudado de ideia algumas vezes e não tenha lido exatamente os que me propus a ler em 2018! Esse ano, finquei o propósito de seguir exatamente essa lista, até porque estabeleci o desafio de não comprar livros em 2019 (orem por mim! Hahaha.. questão de auto controle e domínio próprio. Acreditem, tenho todos os livros abaixo, a maioria há mais de um ano, e nunca li. Acho que consigo montar a lista de 2020 sem comprar nenhum também… shame on me! Amo livros, mas é fato que compro muito mais do que preciso. Por isso o desafio. Continuarei comprando livros para todo mundo, menos para mim! GENTE! DEEM LIVROS PARA MIM DE PRESENTE EM 2019! #ficaadica).

leitura_2019.jpg

Enfim, os escolhidos para o próximo ano foram:

  1. BIOGRAFIA: Oito mulheres de fé, Ed. Fiel
  2. CLÁSSICO CRISTÃO: O peregrino, John Bunyan. Ed. Fiel
  3. CLÁSSICO CRISTÃO: Cristianismo puro e simples, CS Lewis. Ed. Thomas Nelson Brasil
  4. COSMOVISÃO/ FEMINILIDADE: O que Deus diz sobre as mulheres, Kathleen Nielson. Ed. Fiel
  5. DISCIPLINAS ESPIRITUAIS: Disciplinas da mulher cristã, Barbara Hughes. Ed. CPAD
  6. EVANGELHO/VIDA CRISTÃ: O Evangelho para a vida real, Jerry Bridges. Ed. Fiel
  7. FAMÍLIA: O caminho para o filho andar, Nutra Publicações
  8. FAMÍLIA: O coração da ira, Nutra Publicações
  9. FAMÍLIA: Quando pecadores dizem SIM, Ed. Fiel
  10. HOMEMAKING CRISTÃO”: The gospel comes with a house key, Rosaria Butterfield. Crossway
  11. POLÍTICA: A idolatria do Estado, Franklin Ferreira. Ed. Vida Nova
  12. TEOLOGIA SISTEMÁTICA: Somos todos teólogos, RC Sproul. Ed. Fiel
  13. VIDA CRISTÃ: A lei da bondade, Mary Beeke. Ed. Fiel
  14. VIDA CRISTÃ: Faça mais melhor – um guia prático para a produtividade, Tim Challies. Ed. Fiel

Também decidi retomar o hábito de seguir um devocionário, e o que escolhi se encaixa perfeitamente na palavrinha que escolhi para direcionar todas as minhas metas e resoluções de 2019: FAMÍLIA.

Gosto desse hábito de escolher uma palavra por ano para me esforçar em trabalhar em cima dela. Minha mãe, há alguns anos, fez uma participação especial aqui no blog escrevendo um post sobre isso, e eu aderi o hábito desde então. Confira o post e escolha a sua!

Aliás, essa palavra guiou intencionalmente a escolha de todos os 14 títulos acima, cada um com seus motivos, embora nem todos os livros irão tratar diretamente sobre o tema. Com base naquilo que sei que preciso melhorar e crescer para cuidar cada vez mais da minha família, levantei minhas demandas (hehehe, deformação profissional de enfermeira) e olhei para a minha biblioteca pinçando aqueles livros que acredito que possam me ajudar a crescer e atingir meus objetivos.

Voltando ao devocionário, o escolhido foi Praying through the Bible for your Kids (Orando através da Bíblia pelos seus filhos), infelizmente ainda não traduzido para o Português, mas que, se você lê em inglês com facilidade, pode adquiri-lo tranquilamente para ler no Kindle. São 365 dias com um texto bíblico, sugestão de leitura para ler a bíblia toda em um ano (que eu não vou seguir rs), breve reflexão, e uma oração que você pode fazer por seus filhos, pelas mais diferentes questões e assuntos. E eu preciso orar mais pelos meus filhos!

Para você que gosta bastante de leitura, quero deixar a recomendação de criar uma conta no Good Reads, um tipo de rede social de leitores. É bem legal! Se olhar aqui na aba lateral do blog, verá inclusive minhas últimas inserções de livros concluídos. Por ele, você consegue encontrar livros, ler avaliações de leitores, escrever suas próprias avaliações, gerenciar os livros que está lendo, os que já leu e os que pretende ler. Também consegue criar um desafio anual de leitura, em que diz quantos livros quer ler e ele vai te mantendo em dia com seu desafio, à medida que completa cada título. Pode parecer insano para alguns, mas eu AMO o Good Reads! Hehehe

Também lerei livros não cristãos, óbvio, mas esses contam como bônus eheheh, e você pode ver quais são direto lá no meu perfil do Good Reads.

E você, fez sua lista? Vale a pena, desafie-se na leitura, ganhe conhecimento, sabedoria e um delicioso hábito!

4 comentários em “Lista de leitura 2019

  1. Que delícia seus textos! Sou nova por aqui e estou adorando 🙂
    Você tem alguma indicação de livro, se a palavra do ano for Mansidão ?! E uma dica de como consegue ler tudo isso, ter um blog e ser mãe!!!??? Como arranja tempo?!
    Beijos e feliz 2019

    1. Thaís! Que bom que está por aqui e que bom que está gostando! hehe… demorei pra responder porque fiquei um tempo pensando no seu livro, e o único que consegui pensar foi o “Ira: arrancando o mal pela raiz”, escrito pelo Robert Jones e publicado pela Nutra Publicações. Sei que não é exatamente sobre Mansidão, rs, mas às vezes ler sobre o oposto dela pode ajudar bastante (se você pensou em mansidão nesse sentido). Outro que gosto bastante, mais antiguinho, é o da Elizabeth George chamado “Amando a Deus de todo o entendimento”, que fala sobre os frutos do Espírito…. também vai abordar de forma indireta!
      Depois me conte qual leu, e como foram os desdobramentos em busca de uma vida com mais mansidão em 2019!
      bjs 🙂

      1. MUITO Obrigada!!! Vou pesquisar os dois e te conto!
        Comprei o devocional Praying through the bible for your kids e estou amando! Obrigada pela dica!
        Bjs

      2. Ah que bom!! Vamos juntas no decorrer do ano então, orando por nossos filhos e crescendo na dependência de Deus!!! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s