Uma cartinha para o João em seu sexto aniversário

Filho!

Puxa vida, seis anos?! Parece que eu nunca consigo começar a escrever uma carta para você ou para a sua irmã de forma diferente, estou sempre abismada com a idade que completam! Mas, a sensação é inevitavelmente essa, ano após ano.

Fico tão feliz ao ver o quanto você se desenvolveu desde o seu último aniversário! Está caminhando devagar na sua alfabetização, tendo bastante interesse pela leitura, ganhando maturidade no trato com os amigos, perdendo de vez o medo pavoroso de dentista, se virando sozinho para tanta coisa, e aumentando o seu incrível vocabulário a cada dia.

Como sempre, foi um ano de “pérolas”, já que você é um figurinha muito, mas MUITO engraçado. De todas as muito boas, a que eu mais gosto acho que ainda é aquela do dia em que você voltou da escola super animado, foi logo abrindo a mochila e me mostrou todo feliz: Olha, mamãe! Eu trouxe para casa o boné do bom comportamento, olha, olha!!! Puxa, eu fiquei tão animada, afinal, foram meses difíceis de adaptação na escola nova, e um boné do bom comportamento em casa era algo que eu não imaginava encontrar tão cedo! Até que eu te perguntei: o que a professora falou quando te deu, filho?? E ouvi a melhor – e mais sua cara – resposta de todas: ah, ela não falou nada, ela nem viu que eu peguei!!! Hehehe… só você mesmo, filhote.

Esse também foi o ano em que você despertou de vez para os super heróis: Homem de ferro, Pantera negra, Homem aranha, Hulk, Thor, Homem Formiga, todos eles ganharam de vez o seu coração! É divertido acompanhar seu interesse por eles! Sabe que até eu, que nunca dei muita bola para a Marvel, comecei a me interessar pela saga de forma genuína? Obra sua, pode acreditar! Ainda tenho muito o que aprender nesse sentido, mas #marvelémelhorquedc!

Inclusive, foi pensando nesses super heróis todos, e nessa onda que você está de gostar tanto deles, que pensei em algumas coisas que eu pudesse te falar nessa data especial.

boy child clouds kid
Foto por Porapak Apichodilok em Pexels.com

Sabe, filho, assim como vemos nos filmes de heróis e vilões, o mundo é mau. Muito mau. Existem muitos vilões lá fora. Eu adoraria poder dizer que vai mudar, mas não vai não. Aliás, deve piorar um pouquinho mais ainda. Gostaria de conseguir protegê-lo de tanta coisa! Enquanto vejo você crescer num mundo perigoso, que corre atrás do vento, a minha oração é que Ele te proteja de toda forma de violência, e que a Sua graça e misericórdia se façam tão presentes na sua vida, que você tenha a sabedoria de olhar para as coisas, ideias e valores que o mundo prega e dizer NÃO, ou, como diz você ultimamente: NÃO, NUNCA!

Já entendi uma coisa: essa decisão é sua, não minha. Vocês vão crescendo, e vai caindo a minha ficha (depois te explico o que é ficha): vocês são pessoas diferentes de mim, e terão que tomar decisões e assumir responsabilidades por vocês. Sei que você terá que decidir por você mesmo cada vez mais vezes, e decisões cada vez maiores. Está só começando.

E isso me assusta! E me assusta porque sei que, além dos vilões que existem lá fora, existe também um outro “vilão”, que o mundo na verdade nem vê como vilão: o nosso coração! A Bíblia tem muitas e muitas passagens que nos falam sobre esse vilão. Veja só apenas algumas delas:

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)

“Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe” (Sl. 51:5)

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Sl 51:10 – realce meu)

“De onde vem as guerras e contendas que há entre vocês? Não vem das paixões que guerreiam dentro de vocês?” (Tiago 4:1 – realce meu)

Então, filho, não só quero proteger você do mundo lá fora, mas queria tanto conseguir protegê-lo do seu próprio coração, assim como queria que alguém me protegesse do meu! Queria tentar “imprimir” em você alguns comportamentos e formas quadradinhas de conduta, mas, haha! Já entendi que não posso! E isso me deixa agoniada. Angustiada, na verdade. Deus tem trabalhado isso de forma muito verdadeira na mamãe há algum tempo no que diz respeito à sua vida. Você tem me desafiado em muita coisa, e me feito refletir sobre tanta coisa… nem imagina. A mamãe tem percebido de forma bem concreta que, sozinha, não tem poder nenhum!

Só que você também não tem, e não consegue vencer sozinho. Nem os vilões lá fora, e nem o seu coraçãozinho que insiste em querer fazer o que é errado. Você precisa de ajuda. Você precisa de um herói, um herói de verdade!

E é aí que entra a melhor notícia de todas: esse herói existe, é Jesus! Aquele que deu a vida por você, por mim, e por tantos, por nos amar tanto. Aquele que, mesmo angustiado, sofrendo e em dor, silenciou tudo isso em obediência ao seu Pai, para que pudéssemos ter um caminho de acesso a Deus. Lembre-se sempre, filho: Jesus deu a sua vida por você, para que por Ele você pudesse ter vida verdadeira. Lembre-se de Jesus. Só Ele pode salvá-lo.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16)

Portanto, a minha oração é que você vença os vilões!! Mas, não porque é forte ou capaz disso, mas porque escolheu de verdade crer e dizer SIM para o maior herói de todos: Jesus! E que a sua vida aponte para Jesus. Não é fácil viver apontando para Jesus, sabia? É preciso ser praticamente um super herói também, porque precisa de um poder que só Ele pode nos dar. E Ele dá! Dia após dia, à medida que nos submetemos à sua vontade e crescemos num genuíno e próximo relacionamento com Ele.

Nesse último ano que passou, tivemos uma boa conversa sobre tudo isso, e você fez uma oração comigo dizendo que queria se tornar um filho de Deus, aceitando o que Jesus fez por você lá na cruz. Esse foi um dia muito, muito especial para você, e para mim também! Sei que você é pequeno, mas também sei que quando Jesus disse a um bando de marmanjos que eles deveriam ter fé como uma criança, Ele não estava brincando. Por isso, oro para que Deus a cada dia fortaleça a sua fé e a certeza da sua decisão, para que você se interesse e DECIDA obedecê-lo e em estar em comunhão com Ele todos os dias, pelo resto da sua vida.

Espero estar sempre por perto, acompanhando tudo isso, e sendo um instrumento dEle para isso. Às vezes, acho que não dou conta não. Mas, preciso me lembrar que é Ele que faz, e não eu. A mim e ao papai cabe instruí-lo diligentemente nos caminhos de Deus, e entregar os resultados para Ele. Quando vejo o que Ele já fez por aí, eu me pergunto: há algum impossível para o maior herói de todos?

Não, não há. E isso é maravilhoso! Com Ele, somos mais que vencedores. Escolha servir adorar a Jesus, filho. Faça dEle a sua vida, e você experimentará uma liberdade e propósito que não se descrevem em palavras. Como diz a banda da vez no carro da mamãe, servindo é que somos livres, não é?

Te amo filhotinho, até o infinito e além dez vezes,

Mamãe

Obs: que delícia de presente você me deu agora há pouco, na sua última noite com 5 anos! Me pediu para ficar com você até você dormir, contando história e fazendo carinho nas suas costas. Ah, filho, eu sei que isso vai acabar um dia, e eu queria congelar momentos assim para sempre! Obrigada pelo presente que me deu, vou dormir feliz. Espero que goste do seu!

2 comentários em “Uma cartinha para o João em seu sexto aniversário

  1. Querida Naná! Como suas cartinhas me fazem refletir! Como é Bom saber que meu medo não é só meu, quando você descreve ” Gostaria de conseguir protegê-lo de tanta coisa!”
    Continue sempre nos presenteando com seus post que nos leva a lembrar do amor e da misericórdia do Senhor para conosco. Um grande abraço e muitas felicidades para o João!! Ah! adorei a parte do boné ri muito!! heehhehe Aqui tem um João com nome de Manuela hehehehe

    1. Flavinha querida! Obrigada!
      Hehehe sua Manuela já afanou um boné de bom comportamento tb é? Kkkkkkk só essas crianças mesmo!
      Bjos 😘😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s