Eu li: Mulheres e sexo – mentiras que escravizam e verdades bíblicas que libertam

Quem me acompanha no Instagram (@filipquatrooito) sabe que, há algumas semanas, lancei uma enquete na qual as seguidoras puderam escolher entre três livros, para que eu me preparasse para falar sobre ele nas férias. O ganhador é o livro da resenha de hoje.

LF

Eu sempre fui uma grande entusiasta desse livro. A primeira vez que ouvi sobre ele foi na última Conferência da ABCB, onde tive a oportunidade de participar de um Workshop com a Larissa, cujo título era “Sexo e mulheres”. Desde então, aguardo esse livro com curiosidade, pois sabia que era um tema necessário e urgente de ser discutido sob uma perspectiva bíblica.

A leitura não decepcionou! Segue a resenha:

Título: Mulheres e sexo – mentiras que escravizam e verdades bíblicas que libertam

Autora: Larissa Ferraro. Esse é o primeiro livro dela. Casada desde 2001, formada em Administração de empresas com especialização em marketing e comportamento humano, e Mestre em Aconselhamento bíblico pelo Faith Seminary. Trabalhou durante muitos anos como consultora empresarial e coach, mas desde 2010 trabalha com aconselhamento e ensino bíblicos. É conselheira certificada pela ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos) e coordena o curso de Aconselhamento Bíblico da Escola Charles Spurgeon em Fortaleza, Ceará.

Editora: Peregrino

Ano: 2019 (recém-lançado!!)

Páginas: 170

Sobre o livro: O assunto do livro é claro: sexo. E tão necessário! A igreja brasileira se acostumou a silenciar o tema, especialmente entre as mulheres. Tentações e/ou pecados sexuais são frequentemente associados aos jovens ou aos homens, e mulheres ficam sem espaço, lugar e coragem para abordá-los, travando contra eles uma luta silenciosa e frequentemente fadada ao fracasso. A Larissa expõe o problema de forma objetiva e profunda, levantando a necessidade de tirarmos o sexo e a sexualidade do escuro, e encararmos de forma bíblica e verdadeira qual o plano de Deus para o sexo, e como desfrutá-lo da forma como Ele determinou.

O livro é organizado em uma curta introdução seguida de 10 capítulos, sendo que os cinco primeiros trazem uma fundamentação bíblica para o que vem a seguir: ela explica a cultura imoral em que vivemos, apresenta a dinâmica do coração humano e sua inclinação ao pecado, e resgata aspectos do movimento feminista que distorceram o plano de Deus para o sexo, sexualidade, e a forma como nos relacionamos com os homens de maneira geral.

Nos três capítulos seguintes, ela apresenta e “disseca” oito mentiras que o diabo nos conta sobre sexo, que influenciam nosso pensar e agir, direta e indiretamente. ALERTA DE SPOILER! Vou contar quais são, mas, para saber mais sobre elas, e qual a verdade bíblica que nos liberta disso, você vai ter que ler o livro:

  1. Sexo é algo impuro, errado, vergonhoso e não deve ser falado no meio cristão.
  2. É pecado ter desejo sexual e é errado a mulher tomar a iniciativa para a relação sexual com o marido.
  3. Sexo não é prioridade. Pode gastar toda a sua energia em qualquer outra coisa. (se você vai lendo o livro achando que nada se aplica diretamente a você, porque você é toda bem resolvida nessa área, haha! Duvido passar desse item sem tomar umas boas pauladas na cabeça)
  4. Se você ignorar o desejo de sexo do seu marido, isso vai passar e ele vai esquecer.
  5. Negar sexo ao seu marido não é pecado.
  6. Sexo é primeiramente para satisfazer o meu prazer.
  7. Entre quatro paredes, vale tudo.
  8. Se você não tiver experiências fabulosas toda vez que se relacionar com seu marido, existe um problema com vocês.

Depois de apresentá-las, ela também expõe biblicamente quais ídolos podem estar no comando do nosso coração quando acreditamos em cada uma dessas mentiras.

Para concluir, o último capítulo começa com a mensagem do Evangelho e salvação pela graça, por meio da fé, já que não existe mudança verdadeira à parte da graça divina. Depois, entra em cena Efésios 4, e a dinâmica de mudança bíblica é apresentada: DEIXAR, RENOVAR e REVESTIR. Deixar o velho homem, deixar as mentiras, renovar-se com as verdades da Palavra de Deus na mente, e revestir-se de comportamentos coerentes com a Palavra de Deus. De forma prática, isso é muito bem apresentado, com exemplos focados no relacionamento sexual, e encerra o livro.

Um pequeno trecho:

“O que tenho visto é que Satanás colocou o sexo antes do casamento e o tirou de dentro dele. Aconselho jovens que chegam a mim aprisionadas à masturbação e pornografia há anos (…). Também aconselho muitas mulheres com menos de 10 anos de casadas que simplesmente não tem mais nenhum desejo sexual (…). Sem falar em mulheres que adulteram seus maridos procurando alguma alegria nesse mundo, ou até mesmo vingança por traição.

Pensando sobre tudo isso, não podemos achar que se trata somente de mudança de comportamentos, ou seja, simplesmente parar de assistir TV. Não é esse nosso maior problema. Jesus ensinou que não há nada fora do homem que o contamine, mas sim o que está dentro do seu coração (Mateus 15:10-18). A maldade, a imoralidade, os maus pensamentos, tudo isso já está em nosso coração. O contato com uma cultura que exclui o Deus criador de todas as coisas, só vai de encontro ao que já temos dentro de nós. Por isso não devemos alimentar esses desejos desordenados.

O livro de Provérbios ensina que devemos ensinar a criança o caminho para ela andar (Prov. 22:6), porque sem instrução piedosa, todos nós caminhamos para a perdição. Precisamos falar mais de sexo dentro da igreja, e precisamos começar a falar antes do mundo, ensinando o certo antes que o errado seja inculcado na mente. Satanás tem usado esse assunto para destruir famílias e minar o crescimento e o fortalecimento da igreja.” (pp.31-32, ênfase minha)

Gostei muito do fato de que, apesar do livro ter foco e propósito muito bem definidos, a fundamentação bíblica que ele traz nos ajuda a pensar não apenas sobre sexo e pecados sexuais, mas sobre a dinâmica da vida cristã e mudança bíblica como um todo. Pode parecer que o foco seja mulheres casadas, mas acredito que mulheres solteiras também podem se beneficiar da leitura; embora alguns aspectos possam não ser aplicáveis de imediato na situação, podem servir para o futuro casamento, ou para conhecimento e edificação pessoal, aconselhamento e maturidade cristã!

Hoje, 18 de julho de 2019, tem Live no Instagram às 18h, eu e a Larissa Ferraro! Sim sim, eu e a autora do livro estaremos juntas batendo um papo sobre o livro, sobre sexo, mulheres e a glória de Deus. Esperamos vocês lá!

Além disso, até o final da próxima semana, continuarei a postar conteúdos e reflexões extraídas do livro no instagram, e meu próximo post aqui no blog, previsto para a próxima sexta-feira, trará um fechamento do tema, com um texto falando sobre sexo, sexualidade, pureza sexual e a glória de Deus.

Nós realmente precisamos falar sobre isso, e combater as mentiras que o mundo dissemina sobre o sexo, belo, puro e criado por ELE. Se você acredita nisso, participa comigo lá no instagram e, vai por mim, leia esse livro, pois ele vai te ajudar bastante! Ah, e segue o livro no instagram também: @livromulheresesexo.

UPDATE em 21/07/19: O áudio da live você pode conferir abaixo, ou na minha página do Instagram, no IGTV!

Audio_Live

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s