Natal: tempo de adorar

Você já parou para pensar na diferença entre gratidão e adoração?

Parece a mesma coisa, não é? Mas não são. Enquanto a gratidão é voltada ou definida como sendo o reconhecimento por um benefício recebido, a adoração é a ação de prestar culto a um ser superior, tendo sido definida também por expressão de afeto, de homenagem ou submissão. Você também encontrará o significado popular, que tão frequentemente usamos hoje, de que adorar é ter um amor exagerado, excessivo; paixão: adoro sapatos, adoro viajar, etc. E, no dicionário online, achei uma definição interessante: ação através da qual se assume uma dependência de Deus.

Tirando o significado popular, que comumente banaliza o real significado de adorar algo ou alguém, isso me fez pensar. Enquanto a gratidão é focada naquilo que recebemos ou que é feito em nosso benefício, a adoração é diferente. Ela é focada na devoção e dependência a algo ou alguém… e ponto.

Nossas expressões de gratidão a Deus devem ser voltadas a tudo aquilo que Ele fez e tem feito por nós, em nós, mas, a adoração, não depende de circunstâncias. Ela é o reconhecimento de que Deus é o objeto maior do nosso afeto e merece toda a nossa devoção. Nós O adoramos por quem Ele é.

Por que você O adora?

“os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura”. (João 4:23)

Obs: não tem como escrever sobre isso e não lembrar do incrível livro Incomparável, da Jen Wilkin. Neste livro, a cada capítulo, ela apresenta um dos atributos incomunicáveis (aqueles que não podemos ter) de Deus. Não tem como ler esse livro e não crescer em amor e adoração ao nosso Deus! #ficaadica

Adore a Deus com a Bíblia aberta

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. (Isaías 9:6)

O livro de Salmos, na Bíblia, é um livro perfeito para nos ensinar um pouco mais acerca do verdadeiro louvor e adoração. É um livro composto por vários autores, dentre eles o Rei Davi, que derramava a sua alma em canções e orações tanto de louvor e alegria, como de lamento e súplica. Se você tem dificuldade para orar, ou para incluir a adoração em suas orações, não há jeito melhor de aprender do que lendo os salmos!

Além disso, orar as Escrituras é uma prática que pode e deve ser considerada; Nessa época do ano então, além dos Salmos, temos nos evangelhos e nos livros proféticos versículos que nos ajudam e instruem a adorar bebê Jesus, rei nascido em forma de servo, Emanuel, Deus conosco, Maravilhoso Conselheiro, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, que governa tudo e veio para salvar o mundo dos seus pecados! Você realmente pode – e deve – orar com a bíblia aberta, ou também memorizar versículos que exaltam e adoram a Deus, e dizê-los a Ele enquanto faz a sua oração!

Adore com música

Oh vem, oh vem Emanuel! Redime o povo de Israel, que geme em triste exílio e dor, e aguarda o grande Redentor! Dai glória a Deus, ó Israel! Virá em breve Emanuel.

Pequena vila de Belém, repousa em teu dormir, Enquanto os astros lá no céu estão a reluzir. Porém nas tuas trevas resplende a eterna luz, Incomparável, divinal: nasceu o bom Jesus!

Num berço de palhas, humilde nasceu, Jesus pequenino, sem ter nada seu! Estrelas brilharam no pobre lugar que para o menino servia de lar!

Cantam anjos harmonias ao nascer o Salvador! Traz do céu o Rei-Messias, Paz com Deus e santo amor, Cantem povos, exultantes, cantem salmos triunfantes, aclamando o seu Senhor, nasce Cristo, o Redentor: toda a terra e altos céus, cantem sempre glória a Deus!

Oh, ajoelhai, ouvi a voz dos anjos, olhai o Rei, nasceu o Redentor!

Ah, as músicas de Natal… adoram ao menino Rei com maestria! Uma excelente forma de adorar a Deus e a Jesus Cristo nesse Natal é entoando os clássicos e lindos hinos natalinos. Eu gosto demais de todos eles, para mim, TEM QUE TER! ehehe

Gosto tanto, que criei no Spotify uma playlist só com os clássicos natalinos, em diferentes versões. Tem para todos os gostos: as versões mais tradicionais, mais animadinhas, tem até uma ou outra em bossa nova! Como gosto de todos os estilos, a playlist funciona muito bem para mim! Infelizmente, todas as músicas estão em inglês, mas ainda espero conseguir montar uma do meu gosto só com as versões interpretadas por artistas brasileiros!

Se você gosta tanto quanto eu, clique aqui para acessar a playlist! É só entrar e seguir, ou selecionar as suas preferidas! Ah, e conta para mim: qual o seu hino favorito de Natal? Eu coloquei vários ali em cima, mas, para mim, nada bate o Noite Feliz.

“Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!” (Salmo 150:6)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s