Ano Novo: tempo de refletir

PALAVRAS QUE DEFINEM

Esse período do ano costuma ser uma época em que as pessoas gostam de parar e refletir. Refletir no que passou, refletir no que virá. Olhar para trás e ver o que foi conquistado, o que Deus fez. Olhar para frente para planejar, sabendo que nós fazemos planos, mas que a resposta certa vem do Senhor. Saber que Ele está no controle de tudo, e fará por nós o melhor que Ele deseja, que é nos tornar mais parecidas com Cristo, e viver para a glória dEle. Sendo assim, por mais que não tenhamos ideia do que 2020 nos reserva, podemos ter certeza: Deus lá estará!

Então, reflita por alguns instantes: se você pudesse definir o seu ano de 2019 em uma palavra, qual seria?

Pensando rapidamente, veio uma à minha mente: reviravolta. Quantas coisas. Quantos planos, meses (anos) de oração, preparo, decisões difíceis, passos de fé. E a mão do Senhor esteve presente, nos amparando em cada passo no “escuro” que demos. Cada um. Por isso, a princípio pensei em reviravolta, mas na verdade, a palavra mesmo foi PROVIDÊNCIA. Porque, na verdade, o jogo não surpreendeu a quem, de fato, manda na coisa toda. Hehe! Deus usou tudo e todas as circunstâncias para moldar o meu caráter, bem como o do Luiz e o das crianças. Deus presente, orquestrando todos os acontecimentos, situações, lutas, bênçãos, faltas e excessos, para nos mostrar o cuidado dEle por nós. Que ano, meus caros! Que ano.

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14)

Mas… E a palavra para 2020? Já pensou em qual será a sua? Quem me acompanha há um tempo sabe que sou uma grande entusiasta desse lance de, ao invés de fazer 75 resoluções diversas, escolher uma (ou duas) palavras e, a partir delas, construir as suas metas e objetivos (se quiser, leia o post sobre isso aqui).

Nesse sentido, a palavra que tinha escolhido para 2019 foi FAMÍLIA. Hahah! Sem dúvida, também foi onde Deus mais mexeu em 2019. Reorganizou prioridades. Definiu propósitos. Chamou a atenção para a importância da intencionalidade em tantas coisas. Remexeu nas minhas perspectivas sobre o casamento, a partir do momento em que eu, 11 anos de casada depois, resolvi ler dois livros sobre o assunto, e como aprendi! Quando olho para trás e vejo a PROVIDÊNCIA de Deus, como comentei acima, vejo que ela foi muito presente na minha FAMÍLIA, e me sinto feliz e grata por ter escolhido trabalhar nela de forma especial e intencional em 2019.

Para 2020, não consegui ficar em uma palavra só, então escolhi duas.: ALIMENTAÇÃO E ORAÇÃO.

Oh céus. Sim, essas duas. Luto com o excesso de uma, e com a falta de outra. E, depois de muito protelar, esse é o ano em que decidi de forma sistematizada e intencional me dedicar a me aprimorar nessas duas disciplinas espirituais.

Que orar é uma disciplina espiritual, todos sabemos, mas comer? Sim, comer. Não vou virar uma xiita maluca, mas me entristece um pouco pensar que preciso dizer isso antes de explicar o motivo da minha escolha. Hehe. Devemos comer para ter saúde, e devemos desfrutar do prazer que a alimentação é capaz de nos proporcionar. Mas, comer desenfreadamente, escolhendo tudo errado, e tantas outras coisas, é algo que estou determinada a banir da minha vida. Quero e preciso melhorar a minha alimentação e também a da minha família, e essa será a zona de ataque de 2020.

Mas, e na prática? O que eu faço com as duas palavras? Vou ler sobre o assunto, estabelecer objetivos e metas reais e palpáveis para saber avaliar se estou tenho progresso. Mas, acima de tudo, vou colocar a minha alimentação nas mãos de Deus de forma bastante concreta, bem como a minha vida de oração. E, assim como Ele fez com a FAMÍLIA, sei que a Sua PROVIDÊNCIA orquestrará as coisas para que Ele me molde no que diz respeito à ALIMENTAÇÃO e ORAÇÃO. Afinal, sei que tudo o que vivemos como família em 2019 não foi fruto dos meus esforços e ou determinação, mas obra de Deus em nós! E assim há de ser em 2020, vamo que vamo!

E você? Já tinha pensado em algo desse tipo? Que tal pensar numa palavra para 2020?

Eu tenho uma sugestão:

LEIA A BÍBLIA E FAÇA ORAÇÃO, SE QUISER CRESCER

A música é antiga, se bobear você leu a frase anterior até de forma ritmada. Sabemos que essas duas disciplinas são essenciais ao crescimento espiritual, mas, falo por mim, quantas outras coisas lícitas não colocamos na frente? Ler livros cristãos, ouvir sermões, podcasts, escrever em blogs (hihi), fazer cursos sobre a Bíblia, contar histórias para as crianças, reuniões de todo tipo. Tudo coisa boa! Mas… e a Bíblia? E o falar com Deus?

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”. (Salmo 1:1-2)

Sobre a oração, já falei um pouco, sobre o quanto estou decidida a trabalhar no tema para 2020, mas a leitura bíblica diária também não fica atrás. É uma batalha que estou disposta a travar, a persistir e a considerar como prioridade. Gosto muito de ler, leio muito, leio sempre! Mas, confesso que a Palavra de Deus com frequência não ocupa a primazia que merece.

Para esse ano, vou refazer o devocionário maravilhoso da Nancy Guthrie, chamado Praying through the bible for your kids, infelizmente ainda não traduzido para o português. Nele, a cada dia tem uma porção sugerida para completar a leitura da bíblia inteira em um ano. Vou nele dessa vez! Mas quero deixar com você um artigo que recebi esses dias com muitas opções de planos de leitura!Clique aqui para ler.

Não acho que o “certo” é ler a bíblia toda em 01 ano, nem em 06 meses, ou em 10 dias. Acho que o certo é ler a bíblia de forma atenta e compreensiva! Então, pessoal, em 2020, LEIA A BÍBLIA E FAÇA ORAÇÃO!

Pois, quem não ora e a bíblia não lê, diminuirá….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s